Ações Socioassistenciais

Projetos Sociais

1 – Quais as linhas de ação que norteiam os Projetos Sociais na Rede Sagrado?

Os Projetos Sociais na Rede Sagrado são entendidos como “atuações planejadas que possibilitam, a partir da realidade e das demandas do espaço de atuação, uma intervenção solidária de crianças, jovens e adultos, somando forças com grupos e iniciativas locais”. (Programa Ensino Religioso - PER – pgs 103-104).

As Ações socioassistenciais – concretizadas através de nossos projetos “caracterizam-se como investimentos econômico-sociais nos grupos populacionais em situação de pobreza, buscando subsidiar técnica e financeiramente iniciativas que lhes garantam meios e capacidade produtiva e de gestão para a melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão de qualidade de vida, preservação do meio ambiente e organização social”. (Art. 25 – LOAS). A seleção do público se dá através de critérios socioeconômicos, sob responsabilidade técnica do profissional do Serviço Social.

2 – Quais os objetivos destes projetos?

As ações socioassistenciais buscam concretizar os valores evangélicos na defesa da vida e na construção da cultura da solidariedade e da ética, procuram ser uma resposta às necessidades de uma sociedade com altos índices de exclusão e vulnerabilidade social através dos seguintes projetos:

Projeto Curso Complementar de Ensino Médio – Pré-vestibular

Nem sempre a base de ensino concedida pela escola pública é capaz de suprir as exigências de um vestibular que coloca na condição igualitária de “candidatos” indivíduos de diferentes grupos sociais e, portanto portadores de bagagens de formação escolar também distintos. Este projeto tem como objetivo principal dar uma resposta a um público advindo de escolas públicas, suprindo a carência vivenciada no município e região relacionada à oferta de cursos pré-vestibulares destinados para este público. O Curso Pré-vestibular vem ganhando em qualidade ano após ano. Prova disto é o grande número de aprovações nos mais diversos concursos e vestibulares e o reconhecimento por parte da comunidade. Embasados nestes resultados estamos reafirmando nossa finalidade institucional desenvolvendo um trabalho de promoção social, segundo os parâmetros da Política Nacional da Educação e da Assistência Social.

Projeto “Inclusão Digital”

O indivíduo que não tem acesso à informática e seus recursos deixa para trás um amplo leque de opções para melhorar sua condição de vida. Acreditamos que incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” o adolescente, jovem e adulto em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores vistos também como fonte de renda e cidadania. Nosso objetivo é que, através deste projeto, o público atendido tenha a possibilidade de adquirir uma maior competência para o desenvolvimento de suas funções na vida, na escola e principalmente no mercado de trabalho.

Projeto “Curso Técnico em Meio Ambiente”

Tendo presente que cada vez mais se intensifica em todo o mundo, a preocupação com o meio ambiente e a busca de uma relação harmoniosa e sustentável com o planeta onde vivemos e do qual dependemos, o Colégio Sagrado Coração de Maria implanta o Curso Técnico em Meio Ambiente. Curso este que tem por objetivo colaborar na construção de uma Responsabilidade Socioambiental, cuidando do meio ambiente e contribuindo para inclusão social produtiva de jovens e adultos, qualificando-os para atuar na área ambiental.

O Curso Técnico em Meio Ambiente - curso profissionalizante, pós médio - conta com professores especializados, material didático atualizado semestralmente, aulas teóricas e práticas.

Organização Curricular

Carga Horária: 810 horas + 240 horas de estágio
Aulas de 50 minutos
Início: 18:30 h
Duração: 1 ano e meio
Público: Pessoas com o Ensino Médio completo ou cursando o 3º ano médio.
Organização: 3 módulos (Módulo I: Introdução à Informática, Legislação Ambiental, Ecologia I, Microbiologia Ambiental, Recursos Naturais e Saneamento Ambiental I, Matemática Aplicada, Educação Ambiental / Módulo II: Ferramentas Gráficas, Ecologia II, Gestão Ambiental, Saúde e Segurança no Trabalho, Recursos Naturais e Saneamento Ambiental II, Orientação de Projetos I / Módulo III: Química Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Recursos Naturais e Saneamento Ambiental III, Controle Ambiental em Indústrias, Orientação de Projetos II

3 – Quais os pilares sobre os quais tais projetos assentam-se?

  • Inclusão social - possibilita à população excluída socialmente, oportunidade de acesso a serviços de à segurança, justiça, cidadania e representação política, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais aptos.
  • Interdisciplinaridade - envolve, através dos Temas Iluminadores, a ação direta do corpo docente nas diversas áreas de conhecimento, desencadeados pelo que chamamos de ‘visitas pedagógicas’;
  • Sistematização - não se confundem com campanhas pontuais ou ações isoladas;
  • Intencionalidade - estão atrelados à prática da sala de aula, de tal modo que os participantes construam sentido para a ação e possam ressignificá-lo permanentemente;

4 – Quais os campos de ação onde acontecem as ‘visitas pedagógicas’ ações indiretas?

  • Patronato São José – 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Creche Irthes Terezinha – 8º ano do Ensino Fundamental;
  • Creche ABC – 7º ano do Ensino Fundamental;
  • Asilo São Vicente de Paulo – 6º ano do Ensino Fundamental.
COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - UBÁ / MG
Praça São Januário, 276 - Centro | Telefone/Fax: (32) 3531-5281