Distribuição dos Pontos no Ensino Fundamental e Médio
Nosso ano letivo está dividido em 3 etapas. O mínimo necessário para a promoção do aluno é 60% do rendimento escolar.
1ª etapa - 30 pontos - (média 18 pontos)
2ª etapa - 30 pontos - (média 18 pontos)
3ª etapa - 40 pontos - (média 24 pontos)
TOTAL: 100 pontos - (média anual - 60 pontos)
Instrumentos de Avaliação: os pontos registrados ao final de cada etapa serão assim obtidos:
A. Avaliações processuais
Objetivos:
B. Avaliações globais
A avaliação global tem por objetivo verificar as competências do estudante, observando-se as habilidades cognitivas por ele desenvolvidas: compreensão, interpretação envolvendo relações, explicações, inferências, aplicações em situações novas, análise e síntese.
C. Avaliação dos Simulados
O Ensino Médio tem um sistema de avaliação próprio, incluindo os Simulados com Treinamento de Questões Fechadas (TQF).
Também os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental terão Simulados, sendo o 8º ano um simulado anual e o 9º ano, três simulados, um a cada trimestre.
D. Atividades diversificadas
Essas atividades favorecem a análise do desempenho do aluno de forma qualitativa, valorizando seu envolvimento, sua participação e sua responsabilidade, tanto no desenvolvimento das atividades propostas em sala, como nas atividades para serem feitas em casa como fonte de estudo.
Segunda Chamada de Provas
Terá direito à 2ª oportunidade o aluno que perder avaliação e/ou simulado por motivo de luto, convocação oficial ou afastamento por motivo médico, devidamente comprovado.
Procedimentos:
Procurar a Secretaria portando a justificativa por escrito, conforme critérios especificados acima, até 72 horas após o retorno, a fim de requerer a segunda chamada.
O aluno que não requerer a prova de 2ª oportunidade dentro do prazo acima, perderá o direito de realizá-la.
As provas de segunda chamada serão aplicadas em turno oposto para os alunos do 3º ano do Ens. Fundamental ao Ensino Médio, sendo os dias e horários divulgados em cronograma previamente divulgado no site e nos murais das salas de aula.Acompanhamento e Recuperação
Assistência aos estudantes com dificuldades
Visando o crescimento progressivo e a superação das dificuldades dos estudantes, serão oferecidas oportunidades de recuperação da aprendizagem em várias modalidades:
2º ao 9º do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Recuperação paralela : através do projeto “Aprender juntos”: o aluno receberá orientação e assistência através de plantões extraturno, com Professores estagiários, monitores e outros recursos.
Recuperação periódica : após cada etapa letiva, serão oferecidas avaliações escritas aos alunos com rendimento inferior a 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos na etapa. Os estudantes que obtiverem 60% (sessenta por cento) ou mais na avaliação da Recuperação Periódica em cada disciplina, serão considerados recuperados e será registrada no Boletim Escolar a média da etapa (na 1ª e na 2ª etapa, 18 pontos; na 3ª etapa, 24 pontos).
Recuperação final : aos estudantes que não conseguirem, durante o ano letivo, os pontos necessários para a aprovação em até 3 (três) disciplinas no Ensino Fundamental e até 4 (quatro) no Ensino Médio, desde que tenham obtido o mínimo de 30 (trinta) pontos em todas as disciplinas, será oferecida a oportunidade de Recuperação Final, em época prevista no Calendário Escolar que consta no final deste Guia.
A Recuperação Final constará de uma prova valendo 100 pontos. Os estudantes que obtiverem 60% (sessenta por cento) ou mais na avaliação da Recuperação Final, em cada disciplina, serão considerados aprovados e será registrada no Boletim Escolar a média anual para a promoção do estudante (60 pontos).
IMPORTANTE: Não há 2ª chamada de provas de recuperação.
Comunicação de Resultados
As famílias dos estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio receberão, ao final de cada etapa letiva, o Boletim Escolar contendo as notas.
A família ou o estudante poderá ainda consultar suas notas parciais no Diário Eletrônico, ao longo da etapa.
Na Educação Infantil e nas turmas do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental serão enviados Relatórios de Desempenho do Estudante. Sempre que sentirem necessidade, os pais devem procurar a escola para dialogar a respeito do desempenho de seu filho.