Ensino

Educação Infantil

Educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

A escola de Educação Infantil já não é mais apenas um lugar onde os pais deixam seus filhos para brincar. A partir do RCN’s – Referenciais Curriculares Nacionais – houve uma grande evolução e, à medida que os avanços sociais foram acontecendo, com pais e mães atarefados no dia-a- dia, a Educação Infantil está desempenhando um papel fundamental na formação das crianças da geração Internet. Infra-estrutura, professores especializados, equipe pedagógica de apoio, conteúdos que contemplam noções de meio ambiente, solidariedade, cidadania, culinária, entre outros, construindo um ambiente para que estas crianças não só se tornem cidadãos comprometidos em transformar o mundo, como também – e principalmente – sejam felizes.

Objetivos do nosso trabalho, na Educação Infantil:

  • Propiciar ambiente acolhedor e lúdico que respeite a criança como sujeito e cidadão, com necessidades, características e experiências próprias e específicas;
  • criar situações e atividades que favoreçam a socialização e estimulem o processo participativo e interativo e a cooperação;
  • valorizar as várias formas de expressão simbólica e artística, incentivando a imaginação criadora e a sensibilidade;
  • possibilitar o desenvolvimento progressivo da autonomia, a partir da reflexão e do respeito aos limites e às regras do grupo;
  • oferecer atividades específicas para o desenvolvimento das capacidades de ordem física, cognitiva, ética, religiosa, estética, afetiva, de relação interpessoal e de inserção social;
  • incentivar a curiosidade e o prazer de aprender a aprender, respeitadas, em cada faixa etária, as competências das diversas áreas do conhecimento, priorizando as ações coletivas.

Ao optarmos pela Teoria Psicogenética Sócio Histórica do Conhecimento,
adotamos algumas posturas diante dos elementos didáticos:

1 - A relação entre o(a) professor(a) e as crianças: A base que sustenta as aprendizagens feitas pelas crianças da Educação Infantil é a relação afetiva que se cria entre elas e o(a) professor(a). É necessário aproveitar todas as situações de interação que habitualmente se estabelecem entre a criança e o adulto para motivá-la a atuar, a assumir novos caminhos, a relacionar-se, a colocar as dúvidas e a buscar soluções. É preciso facilitar contextos ricos que permitam à criança defrontar-se com novas experiências que lhe sejam interessantes e nas quais possa experimentar, manipular, observar, etc. Cabe ao (a) Professor(a) da Educação Infantil valorizar cada tentativa do aluno, independente do nível de resultado, pois a experiência do sucesso aumenta a auto-estima e garante a continuidade do esforço.

2 - O currículo: Compromissados com a transformação social, optamos por um currículo que:

  • caracterize-se pela flexibilidade dos conceitos e pela ressignificação dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos;
  • possibilite vivências significativas;
  • contribua para que todos assumam seu papel no processo histórico;
  • contemple atividades interativas, criativas e interdisciplinares, fundamentadas na ética e na preocupação com o ser humano, numa ação contextualizada;
  • promova a vida em toda sua plenitude.

3 - As atividades propostas: É habitual propor atividades coletivas, individuais e outras em pequenos grupos, de acordo com a idade das crianças, para trabalhar determinados conteúdos. Devem-se estabelecer algumas combinações necessárias ao desenvolvimento da atividade, as quais devem ser entendidas, observadas e cumpridas. O tempo de duração para a atividade deve respeitar o interesse da criança, de acordo com sua faixa etária.

4 - A disciplina: Uma característica peculiar da educação construtiva é que a responsabilidade pela criação de regras é compartilhada por todos na comunidade escolar. Convidar as crianças para criarem as regras é uma forma ao alcance do professor de reduzir a autoridade dos adultos e promover a auto-regulação das crianças. As crianças também praticam a expressão de suas idéias de maneira clara e aceitável, de modo que todos possam compreender e decidir se concordam ou não. As crianças têm a possibilidade de assumir o ponto de vista do grupo enquanto comunidade inteira.

5 - A avaliação: Acontecerá de forma progressiva e paralelamente às diferentes situações e atividades que se desenvolvem. Permite modificar a intervenção a partir de informações obtidas nas próprias atividades de aula. Tem um papel indispensável na regulação dos processos de ensino-aprendizagem. A observação do(a) professor(a) não é passiva, mas ativa: quando faz perguntas, ajudando, propondo às crianças coisas diferentes, vai ao mesmo tempo detectando sua capacidade de receber ajuda, aceitá-la e de aproveitá-la. De posse das informações sobre o que as crianças aprendem, sobre as dificuldades que apresentam, o(a) professor(a) poderá ajudá-las de maneira diversificada e replanejar a programação quando julgar necessário; o importante é organizar uma prática educativa adaptada e estimuladora das possibilidades de cada criança.

Normas para a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

Brinquedos

Toda sexta-feira é dia de brinquedo para as turmas da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. As crianças poderão trazer um brinquedo de sua preferência para brincar no horário do recreio.

Pedimos a atenção dos pais quanto ao valor dos brinquedos trazidos de casa. Eles deverão ser simples e estar marcados com o nome e a série da criança.

Animais

Não é permitida a presença de animais na escola, salvo nas atividades pedagógicas devidamente planejadas e autorizadas pela Coordenação Pedagógica de Segmento.

Horário de Entrada e Saída das Crianças

A portaria da Educação Infantil (acesso pelo estacionamento da Beira Rio) estará aberta a partir das 12h45 e será fechada às 13h15. As aulas iniciam-se pontualmente às 13h.

Solicitamos aos pais ou responsáveis que observem o horário de chegada das crianças e procurem ser pontuais. Consideramos que os atrasos comprometem a aprendizagem e a socialização da criança com o grupo de colegas. No caso de atraso, solicitamos às famílias que procurem a Coordenação Pedagógica do Segmento para que a criança seja encaminhada à sala de aula, evitando trânsito no corredor.

As aulas encerram-se às 17h30. Às 17h40, as crianças serão entregues pela professora à pessoa responsável pela saída dos alunos.

Solicitamos aos pais que evitem abordar o professor quando este estiver recebendo ou entregando as crianças, ou interrompê-lo durante o trabalho em sala de aula.
Saídas Antecipadas: deverão ser comunicadas à Escola via agenda e serão realizadas pela portaria principal.

OBS.: As crianças que comumente saem com pais ou responsáveis só sairão com estranhos mediante identificação e autorização da família. Estamos, assim, zelando pela segurança dos alunos.

Uniforme Escolar

Uso Obrigatório

O uniforme tem por objetivo identificar o estudante como membro da comunidade do Colégio Sagrado Coração de Maria, visando a sua segurança.

Uniforme de uso diário

  • Camisa: camisa branca com logomarca do Colégio.
  • Calça: de helanca ou tactel azul do Colégio, jeans azul básica, bermuda jeans básica ou tactel azul.
  • O uniforme para Educação Física deve propiciar o conforto necessário para os exercícios físicos:
  • Camisa branca com a logomarca do Colégio, calça ou bermuda de tactel ou helanca azul.
  • Tênis adequado à prática esportiva.
  • Não será permitida a descaracterização do uniforme escolar.

Material Escolar

A organização é um elemento indispensável à construção da aprendizagem. É importante verificar, consultando o horário de aulas, se todo o material foi devidamente organizado.

O material escolar é de uso diário e é indispensável.

Em sala de aula, é utilizado freqüentemente como recurso pedagógico, pelo professor e pelo aluno. A sua falta prejudica o envolvimento com a dinâmica do trabalho e implica perdas na aprendizagem.

Todo o material individual deve ser adequadamente identificado.

A Escola não se responsabilizará por jóias, celulares e outros pertences de valor que, em princípio, não devem ser trazidos para o Colégio, portanto, a sua perda não será da responsabilidade da escola.

Observação: O uso de Celulares e aparelhos eletrônicos durante as aulas é terminantemente proibido. Caso o aluno use qualquer aparelho eletrônico durante as aulas, o mesmo será recolhido e somente será entregue aos pais ou responsáveis ao final da aula.

Agenda Escolar

A agenda é um material imprescindível à organização pessoal do estudante e de uso obrigatório. Será utilizada para a comunicação entre a família e a escola e para as anotações dos compromissos.

Lanche

O lanche poderá vir de casa ou ser adquirido na cantina da escola.
Sugerimos uma alimentação saudável e o uso do guardanapo na merendeira.

O cardápio foi divulgado no primeiro encontro com os Pais e pode ser encontrado na cantina do Colégio.

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - UBÁ / MG
Praça São Januário, 276 - Centro | Telefone/Fax: (32) 3531-5281